Procurar
Close this search box.
Rotas para Caminhar

A Eurocidade do Guadiana é um palco privilegiado para as caminhadas, com diversos percursos sinalizados e homologados que convidam à evasão e ao lazer. São lugares paradisíacos onde a natureza convoca os sentidos. Oferecemos uma proposta que leva o visitante não só a conhecer o território ao percorrer os seus trilhos, mas também a vivê-lo, gerando emoções e com o menor impacto possível na natureza. Este princípio é o eixo central desta seleção de percursos pedestres disponíveis na Eurocidade.

AYAMONTE

Ayamonte é uma das localidades da costa da província de Huelva, na Andaluzia, com maior encanto natural. A sua localização geográfica e enquadramento natural tornam-na no local ideal para descobrir as paisagens esculpidas pelas marés atlânticas e pela foz do rio Guadiana. No percurso de Isla Canela, contactamos com a paisagem costeira, na sua forma mais pura, despertando-nos para a diversidade paisagística características das Zonas de Especial Conservação (ZEC), como a Ilha de São Bruno e o Estuário do rio Guadiana. As dunas e a generosa extensão da praia marcam a paisagem.

Destaca-se o complexo de formações costeiras localizadas na foz do Guadiana, fruto da interação do vento, das ondas, das marés, da influência fluvial e da intervenção humana através de obras de engenharia costeira. Ao percorrermos esta área encontramos na paisagem uma oferta de atividades desportivas, tais como a vela e a pesca.

Caminho «Salinas del Duque»: complexo de sapais associado à foz dos rios Guadiana e Carreras

A beleza do sapal, estuários e toda a biodiversidade que se multiplica é, naturalmente, um motivo para uma inesquecível caminhada. Aqui entramos num circuito sinalizado que percorre a parede perimetral do pântano “Punta de la Cruz” formado entre a foz do rio Carreras, “Punta del Moral”, “Caño Franco” e “Caño de la Cruz”. O passado recente – a nível económico – deste território ainda pode ser aqui apreciado: utilizou-se um setor para a produção e extração de sal, criaram-se diferentes lagoas para completar o ciclo de produção. E em paralelo, esta atividade foi complementada com a piscicultura artesanal, aproveitando o movimento das margens de algumas espécies com as variações das marés. Destacam-se as duas infraestruturas para observação de aves.

Outros
Eventos