Procurar
Close this search box.
ROTA CICLOTURÍSTICA

O percurso que apresentamos é circular, pode ser iniciado tanto de um lado como do outro da fronteira. Propomos começar em Espanha, na praia de «Punta del Moral». Lugar paradisíaco que nos entusiasma para uma rota cicloturista entre estrada, ciclovia, ferryboat e natureza. Seguimos em direção ao centro da cidade de Ayamonte, passando pela Avenida de «La Playa», aqui podemos fazer uma pausa e apreciar a vista para o bairro de Canela. Entramos na vida quotidiana do centro de Ayamonte com destino ao cais. Ainda antes da viagem de ferryboat, seguimos pela «Calle Muelle de Portugal» ao longo da ciclovia contínua até à rotunda de Felipe IV. Deslumbramo-nos com uma vista privilegiada sobre o Guadiana, respirando o mote «Mirando al Río» – que deu nome ao projeto que levou à reabilitação desta área ribeirinha. De regresso, pelo mesmo circuito, embarcamos com destino à terra iluminista de Vila Real de Santo António e aproveitamos para descansar e apreciar o imenso rio. Subimos na nossa bicicleta e pedalamos até à Foz do Guadiana, voltamos em direção ao farol da cidade, e seguimos em direção a Monte Gordo, aproveitamos as paisagens das praias à nossa esquerda e atravessamos o trilho da Aldeia Nova. Apanhamos a ciclovia da Estrada Nacional 125 em direção a Altura, é no cruzamento da Praia Verde que seguimos, em direção oposta, a Castro Marim pela 125-6. Atravessamos a pacata localidade de São Bartolomeu do Sul, seguimos pela passagem de nível com guarda, e sempre em frente, vamos passar a ponte da Esteveira até chegar à vila de Castro Marim, num troço da rota em que a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em pleno «Triângulo Verde», nos acompanha e encanta. O nosso próximo ponto de paragem, no castelo de Castro Marim, temos a oportunidade de gozar de uma revigorante pausa, para descansar e desfrutar da paisagem, perpetuando esta experiência com registos fotográficos. Regressamos em direção a sul, na ciclovia da Lezíria e contactando com a arte das esculturas do artista Carlos Correia, numa sequência de três peças escultóricas que apelam à prática desportiva e a uma vida mais saudável. Continuamos no nosso regresso ao local onde se iniciou este percurso, pelo caminho, apresenta-se-nos a oportunidade de visitar o centro histórico de Vila Real de Santo António. De regresso a Ayamonte apanhamos mais uma vez o ferryboat e, quem sabe, a tempo de desfrutar de mais um maravilhoso pôr-do-sol na Punta del Moral.

 

O cicloturismo tem, no território da Eurocidade do Guadiana, condições naturais que, aliadas ao investimento por parte das autarquias na sinalização e infraestruturas dos circuitos, reúnem condições ótimas para a prática desta modalidade de turismo. Além das ciclovias, há uma série de trilhos naturais que permitem o passeio em bicicleta. Estes percursos estão assinalados nos mais variados mapas que destacam o destino da Eurocidade do Guadiana como acessível e ciclável.

O turismo de desporto, saúde e bem-estar está em franco desenvolvimento nesta área e por essa razão são cada vez mais os cicloturistas que por aqui beneficiam das condições únicas para realizar a sua atividade de eleição. Além dos incondicionais adeptos da modalidade, as infraestruturas criadas, a demarcação de trilhos naturais e a oportunidade de desfrutar das paisagens, conquistam as primeiras pedaladas dos estreantes.

Quer seja em plena mata ou na estrada, em direção às áreas protegidas das reservas naturais, as opções para a prática de cicloturismo são cada vez em maior número.

 

Sendo a Eurocidade do Guadiana rica em opções para a prática do cicloturismo, tome nota de outras rotas existentes que, são também uma excelente forma de descobrir este território que une dois países. É o caso do projeto Eurovelo 1, um percurso que ao longo da costa atlântica, convida a percorrer também as praias ensolaradas e de areia fina do Algarve e Andaluzia. Aconselhamos, vivamente, também uma visita aos sites routeyou.com e cyclingwalkingalgarve.pt, onde existem excelentes propostas de rotas cicloturistas.

Outros
Eventos